sábado, 19 de setembro de 2009

Revolução Animada - Produções brasileiras

Os desenhos animados mudaram muito desde o seu surgimento. A forma de abordar assuntos, o jeito com que é a história exposta também se diversificou, longas e curtas de animação são criados aos montes, ao passo de que sempre há algo novo e surpreendente. A animação possui um mercado consolidado lá fora, nomes como Pixar, Disney, DreamWork são muito comuns para este tema.


Hoje filmes com temáticas infantis não são apenas filmes para crianças, há uma grande quantidade de animações que tratam vários assuntos de forma que qualquer pessoa, com qualquer idade, ao sair do cinema leve para casa uma experiência nova. Um prova disso são os milhões arrecadados por empresas que investem nessa área, as salas de cinema do mundo todo param para ver a vida formada pelas formas e cores, animações em 3-D despontam como nova fonte de diversão e deixam um gosto de quero-mais.

Seguindo a linha do mercado, o Brasil esta investindo neste caminho, mesmo porque é um mercado que está longe da saturação, por enquanto não se vê muito longas brasileiros utilizando este tipo de tecnologia, pois requer altos custos, mas é importante destacar que é um custo alto, para um retorno certo. A prova disso, são os milhões arrecadados pelos principais estúdio de animação do mundo.

Em relação aos projetos brasileiros temos diversos curtas produzidos por aqui, eles podem ser conferidos no Festival Anima Mundi, realizado anualmente. Além de curtas o projeto reuni longas e comerciais. O Anima Mundi se torna um reflexo da realidade das animações brasileiras.

Uma das surpresas é a produção brasileira de uma animação para adultos, o intitulado Lutas. Isso mesmo! Logo teremos nas telonas uma animação brasileira voltada ao público adulto. Será que estamos rumo ao progresso?

A história gira em torno de um brasileiro com 600 anos de idade, vivenciando os fatos mais importantes da história brasileira e que reencontra um amor do passado reencarnado em uma outra mulher. Sua estréia será em 2010, mas é possível ver como será a animação conferindo o trailer - clique aqui.

Outra animação que já circula informações pela internet é a Ivete Stellar e a Pedra da Luz, uma animação em 3D, que conta com a Ivete Sangalo como heroína e protagonista, o enredo se desenvolve através de uma cantora que precisa estabalecer a paz lutando contra um Imperador Maligno.

Para finalizar, teremos também em 2010, o filme Minhocas, baseado no curta homônimo, ganhador do prêmio Júri Infantil, realizado pela Anima Mundi em 2006 - clique aqui e confira o curta. O filme conta com a tecnologia Stop-Motion, e será produzido pela Animaking, com a parceria da Glaz Entreterimento e co-produção da Globo Filmes, Fox Filmes e a canadense Wizz Films.

Júnir uma minhoca de 11 anos, que está tentando se juntar a turma do condomio, e que acaba vivendo uma série de aventuras depois de ter sido escavado para a superfície - confira aqui o teaser trailer.

Essas são algumas novidades que podemos esperar. Agora fica a torcida para que sejam produzidos mais filmes através da animação e que o Brasil consiga mostrar o trabalho dos seus profissionais desta área.

1 comentários:

Unknown disse...

Fala Glauciuu
Legal a animação no país estar crescendo, e um mercado em crescente expansão e como você mesmo falou, com retorno garantido...
Sobre a volta do Rock E Expressão, foi uma coisa muito rápida, ontem mesmo fiz tudo e decidi ontem heheh
vc tava off, mas, vou recriar um banner sim e te passo depois ^^
Abrax

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger