domingo, 31 de maio de 2009

Twitter, por que tantas pessoas deixam de usar?


Em algum lugar...

- Vou te matar seu verme! Quais são suas últimas palavras?
O homem ciente de sua total incapacidade de reação, sentindo o cheiro da morte mais próximo a cada segundo, utiliza os poucos instantes de vida que lhe resta, e faz um último pedido:
- Me mate se é isso o que quer! Mas antes, me deixe twittar sobre isso?


Há quem diga que o Twitter é mais um site de relacionamento que não agrega nada de bom, e que é apenas mais um site de relacionamento que veio dominar a mente humana, assim como o Orkut, Myspace, Facebook, entre outros. Eu não o vejo dessa forma, é certo que recentes pesquisas apontam que em cada 10 usuários do Twitter, apenas 4 continuam a usar o serviço, mas será que o motivo de tanta baixa não seria pelo mau uso desta ferramenta?

Após criar seu perfil no Twitter, o usuário já começa a seguir e ganhar seguidores, com isso acaba lendo sobe o que gosta e não gosta. Existem dois modos de conhecer seus seguidores, conhecendo-os previamente [amigo, parente, etc], ou conhecê-lo após suas “twittadas”. Com isso passamos a colecionar um número cada vez maior de pessoas indesejáveis de followers (seguidores) que não nos identificamos. Então a ferramenta acaba se tornando chata e desnecessária, já que para saber o que estão escrevendo em 140 caracteres é preciso lê-las primeiramente, assim acabamos lendo assuntos desnecessários.

E se passarmos a usá-lo de outra forma? Não apenas para falar do que estamos fazendo no momento, mas como uma ferramenta que nos ajude a passar informações relevantes sobre determinado assunto, mandar links sobre coisas relevantes? Uma das vantagens do Twitter é que ao invés de sabermos de uma determinada noticia só após a indexação, como é o caso do buscador do Google, no twitter a notícia já é indexada a partir do momento que é enviada, assim a notícia chega muito mais rápido.

Assuntos interessantes aos seus amigos causam mais resultado do que postar sobre coisas irrelevantes, que não acrescentam nada a ninguém. Imagine saber que é bom sair de casa com um guarda chuva, mesmo tendo um sou forte lá fora, só pelos simples fato de ter recebido uma “twittada” de um amigo, dizendo que não muito longe dali começou a chover, ou então criar um perfil de sua empresa, site ou blog e passar a ter um contato direto com seus clientes, usuários e leitores, dando a eles voz de opinião, para falar sobre o que gostam e o que não gostam, isto faz com que conheça mais o seu público. Ou talvez perguntar a seus seguidores e ter uma resposta instatanea sobre prestadores de serviços, algo que procurou e não encontrou para comprar.

O que mais se vê na internet ultimamente são sites de relacionamento com milhões de usuários, mas que não agregam em nada, o que é mais importante para nós, o conhecimento. Se usados de forma correta se tornam uma grande ferramenta do saber. Pense mais sobre isso, afinal de contas, quem acaba ganhando, mudando estes hábitos, somos nós.

Para quem concorda com o que eu penso e queira me seguir. Meu Perfil/@Glaucio_O

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger